terça-feira, 20 de julho de 2010

SERÁ QUE DEVEMOS FECHAR OS OLHOS DIANTE DOS PROBLEMAS E FINGIR QUE ELES NÃO EXISTEM?


Como já havíamos falado inicialmente, este espaço destina-se para informar, comentar, debater, expor pontos de vista e assim por diante...

Já foram disponibilizadas informações e comentários de alta relevância, fornecidas por pessoas com grande grau de conhecimento, vivência e credibilidade no meio evangélico, a nível nacional e internacional – não se limitando somente à Assembléia de Deus –, como por exemplo, o Pastor Geremias do Couto, que também é jornalista e comentarista da Revista Lições Bíblicas (aquela que utilizamos na Escola Bíblica Dominical).

Para conhecer o blog do Pr. Geremias do Couto acesse: http://geremiasdocouto.blogspot.com

Quanto ao pastor Geremias do Couto, vale citar e destacar a sua coragem e determinação em romper o silêncio e falar abertamente do caos moral e ético que já faz muito tempo tomou conta das “cúpulas” administrativas da Assembléia de Deus (AD) em todo o Brasil. Porque “cúpulas” e não cúpula? Vamos tentar entender. A AD se algum dia já foi uma entidade única no Brasil, com o passar do tempo fragmentou-se completamente, sendo que nos dias de hoje em cada Estado ou Município existe um “chefe” ou “manda-chuva” no sentido mais pejorativo da palavra. Ou seja, cada um desses “manda-chuva” estabelecem e ditam a suas próprias regras. Em muitos lugares já não existe mais a figura do pastor como líder espiritual de um povo, mas sim, uma espécie de coronel (da mesma forma daqueles donos de grandes áreas de terras do interior do Brasil de antigamente). Para estas pessoas não existe o certo e o errado, não existem normas, estatutos ou regras (logicamente que existem exceções, ou seja, os verdadeiros homens de Deus, que honram o evangelho). O estatuto da igreja não passa de uma mera formalidade, ou seja, apenas para que se possa obter o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) junto à Receita Federal. Internamente este documento não merece ser respeitado, a menos que seja para aplicar punição em algum membro que ousar desafiar a “autoridade” do “manda-chuva”. Do contrário a regra é alterada, o que era errado passa a ser certo e, curiosamente isto é feito com apoio incondicional dos membros que por desconhecerem o seu verdadeiro papel deixam-se serem usados como massa de manobra.

"Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!" [Rui Barbosa]

(Para que uma alteração de estatuto seja considerada legal, é necessário realização de Assembléia Geral Extraordinária e que 2/3 dos membros da entidade aprovem a alteração proposta – no caso da IEADAR, que tem aproximadamente 2.000 membros, precisaria da aprovação de algo em torno de 1.330 membros, ou seja, teríamos que alugar um espaço especialmente para isto, uma vez que nenhum dos nossos templos comporta esse grande número de pessoas ao mesmo tempo)

Os últimos acontecimentos não deixam dúvidas de que o câncer maligno da corrupção, do pecado e da desonra atingiu o núcleo da instituição AD e espalhou-se rapidamente para as células do seu organismo. Deixo bem claro uma coisa: não estou falando aqui da Igreja comprada por Cristo na Cruz do Calvário, a noiva do Cordeiro; mas falo no sentido administrativo e restrinjo-me à AD, pois considero que temos problemas o bastante para não ficar falando dos outros – logicamente que tudo isto afeta, atinge negativamente a questão espiritual, uma vez que os membros da igreja local ficam fracos espiritualmente falando “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” [Mateus 24:12]. Reitero, ainda, que nunca ninguém conseguirá destruir a Igreja de Cristo, pois esta é espiritual e universal, ou seja, não depende de coisas materiais para existir – e mesmo que certos homens continuem a jogar o nome da Assembléia de Deus na lama, a Igreja de Cristo seguirá triunfante, pois Deus permanece fiel, mesmo sendo o homem infiel. Quando falarmos em Igreja de Cristo não devemos ter em mente uma construção com uma placa pendurada, mas sim, devemos ter em mente que a Igreja de Cristo é representada e composta por cada um daqueles que verdadeiramente honram o nome do DEUS TODO PODEROSO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA, E TUDO QUE NELES HÁ.

Edson Leite

2 comentários:

  1. DIANTE DE TANTAS COISAS EXPOSTAS PORQUE OS SENHORES NAO SE DESLIGAM DE VEZ DA ASSEMBLEIA DE DEUS, VISTO QUE JA ESTA DESLIGADOS?

    ResponderExcluir
  2. FAZEM TANTO FOGO QUE DEUS VAI JOGÁ-LOS DENTRO DO PRÓPRIO FOGO QUE FAZEM!!!

    ResponderExcluir