sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ONDE VOU PASSAR O CENTENÁRIO???








Esta parecer ser apenas uma simples dúvida. Mas por trás desta indecisão está o verdadeiro retrato de uma triste realidade. A Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil, cujos trabalhos tiveram início em 1911 – ou como é mais usual dizer foi fundada – por iniciativa dos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg, está em alerta máximo com relação sua existência considerando os padrões que a bíblia preceitua para o povo de Deus.

Há algum anos atrás, como é do conhecimento de todos, houve uma grande divisão (ou cisão como alguns preferem chamar) em âmbito nacional, surgindo uma nova AD denominada MADUREIRA, ou seja, passou a existir dois grupos distintos reivindicando serem os legítimos representantes da AD no Brasil, a CGADB e a CONAMAD (condição expressa de forma estratégica no preâmbulo do estatuto de ambas instituições). Os acontecimentos mais recentes, todos também já sabem, que é o surgimento, ou melhor o fortalecimento, do grupo do Malafaia e do grupo do Samuel Câmara (embora esses dois sejam fortes aliados contra a CGADB do José Wellington). O Samuel Câmara desfruta de uma posição bastante privilegiada e confortável, e ao mesmo tempo estratégica, pois pastoreia o rebanho pertencente à “igreja mãe” onde tudo começou. Talvez por isso seja o único que possa dizer ser o atual legítimo representante da AD no Brasil. Também, todos sabem que o José Wellington da CGADB já tentou de todas as maneiras tirar o Samuel Câmara de cena. Este último já tentou liquidar o primeiro pela via democrática, ou seja, o pleito eleitoral onde estava em disputa o comando da CGADB, sendo que destes embates surgiram denúncias de fraudes, de compra de votos e processos na justiça.

Considerando que o Pai (Deus) criador de tudo e todos não tem filhos briguentos e encrenqueiros, podemos inferir o que de tudo isso?? ...

Onde vou passar o centenário? Esta não é uma pergunta minha. É muito comum encontrar no ambiente da Internet (nos Blogs) pessoas se fazendo esta pergunta e apresentando os seus argumentos porque vão passar este momento (centenário), histórico e marcante para os assembleianos, na “igreja mãe” ou em outro lugar. Como passar na “igreja mãe” ou em outro lugar? A resposta e bem fácil. Ao que tudo indica haverá três grupos distintos comemorando ao mesmo tempo o mesmo centenário em distintos locais: a CGADB do José Wellington; o Samuel Câmara da “igreja mãe” e a CONAMAD. Isso se não aparecer mais alguns festejando separadamente pela mesma razão. Mas isso não é algo bom? Seria bom se os motivos de estar havendo tantas comemorações aqui e ali, não fosse pelo fato destes personagens não aceitarem caminhar um do lado do outro.

Se o caminho que leva o homem à salvação é um só, como podemos não querer caminhar um do lado do outro, uma vez que dizemos estar lutando pela nossa salvação? É possível dizer, ainda, que se dois indivíduos se recusam a trilhar o mesmo caminho e se separam, ambos pegaram algum atalho e a esse momento estão vagando na escuridão. Pessoas com este comportamento ignoram totalmente os ensinamentos bíblicos. Como exemplo, não como ensinamento pois obviamente estes personagens fazem isso por desobediência e não por falta de conhecimento, vale citar o contigo no salmo de nº 133:

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.”

A falta de união é apenas uma das causas de um grave problema enfrentado hoje pela instituição AD, em nível regional e nacional, que é a falta de pastores atuando na condição de líder chamado e vocacionado da parte do Senhor, pois, conforme citado pelo Pr. Antônio Gilberto em entrevista à revista CRISTIANISMO HOJE, “O pastor que apenas é líder torna-se um profissional, e não um vocacionado da parte do Senhor”. E fala mais sobre a falta de atuação dos pastores na condição de líderes chamados por Deus: “Nossos pastores precisam despertar para semear a Bíblia. O povo está sem alimento. Se a ovelha recebe comida fraca, ou adulterada, pobre dessa ovelha!”.

Quando o Pr. Antônio Gilberto fala em profissional, embora não se aprofunde no assunto, ele toca no que parece ser o ponto central do problema, o fato da AD ter tornado-se uma empresa e, com o agravante de ser muito mau administrada. Embora tenta-se disfarçar sua atuação empresarial e fortalecer sua imagem de instituição religiosa, a AD no Brasil tornou-se uma marca, é um nome comercial cuja proprietária é a CGADB. Seguindo esta lógica estão espalhados por todo o Brasil vários ministérios, numa espécie de “sistema de franquias”, ou seja, AD Ministério em “tal lugar” fundada pelo pastor fulano de tal. É bem clara a atuação da CGADB, em âmbito nacional, com relação a exploração comercial da "marca" AD através de editora, faculdades e instituições diversas, no entanto, eclesiasticamente não tem legitimidade moral para atuar, pois é visível o fato de que cada um faz o que bem entende nas igrejas locais. Embora alguns queiram afirmar que a Convenção é uma associação de pastores e não de igrejas, isso não é verdade e, o que acontece de fato é que a desordem tomou conta de tudo. Citando uma frase do Pr. Geremias do Couto "normas estatatutárias existem para ser cumpridas e se isso não acontece a anarquia se instala".
Ressalte-se que não estamos aqui generalizando e considerando todos os nossos pastores como sendo “profissionais”, pois em todos os seguimentos temos os que agem corretamente e aqueles que não agem corretamente. Como exemplo podemos citar um dos segmentos mais polêmicos, que é o campo de atuação dos políticos. Enquanto tem político corrupto, que inclusive faz “oração” em agradecimento a propina que recebe, é possível encontrar pessoas de bom caráter atuando nessa área (embora seja mais difícil encontrar esse último). Logicamente que devemos reconhecer que existem muitos que estão verdadeiramente trabalhando em favor do evangelho de Cristo e contribuindo de maneira valorosa com a OBRA DE DEUS.

É necessário fazer esta observação, pois algumas pessoas vestem a carapuça e ainda tem a coragem de entrar na área de comentários e promover ataques pessoais e, embora faça isso como indivíduo obscuro (anônimo), suas palavras agressivas são como uma verdadeira “impressão digital” de “pastor” profissional.

Que Deus possa continuar abençoando grandemente todos os homens e mulheres que verdadeiramente trabalham em prol de SEU REINO.

Edson Leite

10 comentários:

  1. quero dizer para vcs que iventrão este brog que vcs precisão de Deus i DEUS VAI TER UMA CONVERSA bem de perto com vcs vcs estão trazendo escandalos para sua obra vcs sao a escoria do evagelho vcs saõ surjo vcs não sao crente pq si fose crente não agiriam assim se vc sabe que Deus colhem onde não prantou com senrteza ele vai trata com cada um mais vcs estao si fazendo de juiz e advolgado mais vcs não são nada estão querendo destruir a igreja de Cristo mais a biblia nos fala que as portas do inferno não prevaleseram contra ela Deus vai ter com cada um de vcs e isto não vai demorar muito vcs vão ver o que Deus vai fazercom vcs e com suas familia pois vcs estão brincando com coisa seria nao brique com estas coisas pois com a mesma medida que vcs estao jugando e dando o veredito serão jugado e pesado na balança de Deus mene mene tequel o fassim pezado foste e estao em fauta que vcs possam acorda o mais rapido que possam acordem e nao façam isto vao orar vcs presizam de Deus

    ResponderExcluir
  2. eu estô passando poraqui de novo, iai, vcs já aceitarao Jesus de novo,ou não, pois para fazer o que vcs estão fazendo. isto é de pessoa que não tem Jesus na vida, presiza de Jesus, pois eu acoselho a vcs, pedirem perdão a Deus, e se humilha-se a seus pés, para que ele não peze as mãos dele sobre vcs, mais mesmo assim, vai fica as concequencia que vcs nao duvide do que eu estó falando, vejam o trabalhar, de Deus, o que ele vai fazer pelo escadalos que vcs estão trazendo, pois cada um de nós iremos da comta de nós mesmo,e quem são vcs para está querendo fazer estas coisas, e o que a obra de Deus tem aver com os erros destes que vcs estão dizendo, que eles errão,vcs não são nada nem se quer está em comuão com a igreja,revejão o que vcs estão fazendo debater o que, a biblia nos fala para não debatemos das coisas de Deus agora vem vcs e querem abri um espaço para debate coitados de vcs quando Deus peza as mão dele sobre todos que se levantão contra a sua obra

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante sua postagem, essa é uma pergunta que realmente muitas pessoas perguntam a se mesmas, poís acredito que é o anseio de todos a união e não a divisão. Ao invés de pensar em subir para uma carga de liderança e domínio sobre outros, deve lembrar-se do exemplo de Jesus quando ele pegou uma toalha e uma bacia de água e lavou os pés dos apóstolos.

    A palavra de Deus é clara quando diz, “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente” (Jeremias 48:10).

    Fico feliz em ver pessoas entrando no Blog e deixando seus comentarios isso mostra que estão em busca de conhecimento do que está acontecendo no meio em que vivemos, a palavra do Senhor também e bem clara quando diz em Ozéias 4: 6 “O meu povo foi destruído, porque {lhe} faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.

    Que Deus continue te abençoando muito.
    Maxwel Rocha

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo anônimo (indivíduo obscuro)

    Agradeço sua visita ao nosso BLOG. Será sempre um grande prazer tê-lo aqui.
    Lamento o fato do amigo ser desprovido da cordialidade própria dos cristãos e, ter expressado por meio de suas palavras gigantesco ódio no coração (misericórdia).
    Seu comentário é confuso e a falta de familiaridade com a gramática torna algumas palavras completamente incompreensíveis.
    Quanto ao comentário de que não sou (somos) nada, concordo plenamente com você, pois grande e poderoso só há um que é JESUS CRISTO. Mas comete um grande equívoco quando se refere à Igreja de Cristo como se ela fosse representada por meia dúzia de “gato-pingado”. Como pode ser observado por qualquer criança, com capacidade de distinguir a mão direita da mão esquerda, nós não estamos em momento algum atacando à igreja local nem a Igreja de Cristo em seu conceito universal, nem mesmo pessoas em especial, ou seja, são apenas fatos contra os quais até o presente momento não existem argumentos (existe uma frase bem conhecida “contra fatos não há argumentos”).


    Para o amigo e sua família desejo que o Senhor vos abençoe grandemente.

    Edson Leite

    ResponderExcluir
  5. vejo que os amigos usão palavras sabias, mais, ao inves, de os amigos estarem mostrando alguns erros que outros praticam, mostre a verdade da palavra de Deus,por exemplo o salario do pecado é a morte mais o dom gratuito de Deus é a vida eterna em cristo Jesus, veja que é uma forma deferente de anucia uma verdade, pois eu estô anuciando a palavra de Deus, e nao falando de fatos, e de erros que ninguen cometeu, vejam que é uma forma de anuncia uma verdade, vejo que a forma de debates de vcs são mais mostra as coisas erradas que alguen cometeu, mais não mostra a verdade da palavra de Deus, por favor revejão isto com carinho que isto não é forma de debates.

    ResponderExcluir
  6. Quando pessoas que "ganharam" o seu ministério para pregar a vida que Jesus Cristo ganhou lá na Cruz, vêem em completo despreparo e desespero, usando o Púlpito das igrejas para convocar os fiéis para campanha de oração, para que Deus mate pessoas, "pastores" amaldiçoando pessoas, quando "pastores" ficam propalando que pessoas que se levantam contra "ungidos", estão com câncer e ameaçando servos de Deus. Por que não olham para dentro de si ou para dentro de suas casas? E o mais impressionante de tudo, também ameaçando as famílias. Eu fico muito preocupado, mas ao mesmo tempo, fico feliz, porque a Palavra de Deus está se cumprindo. Falam em apresentar provas, já foram apresentadas à justiça, por que à igreja não deixaram que fossem apresentadas ( desobedecendo a ordem da justiça ). Falam que estão fora de comunhão, não é bem assim, foram excluídos, porque não concordaram com um estatuto vergonhoso que foi aprovado por meia dúzia de pessoas. Estão agindo como os amigos de Jô.

    (Isaías 56:11) - E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.

    ResponderExcluir
  7. vejo que o nobre colega anonimo está também muito revoltado e eu bem o conheço pois que podemos fazer o amigo também não pauto com onestidade mais eu vejó que o os outros dois irmão que falaram antes estão mais culto que o nobre que agora escreveu querendo usa de ofença quanfo não se é para ofender mais tudo bem vc precisa mais de Deus do que os outros coração magoado mais tudo bem já vi que com vcs não tem conveça o que eu peço é que Deus tenha misericorda de todos e que der uma nova oportunidade mais para vc que mando esta utima mensagen o que eu poço fazer por vc tenho que orar por todos esta é a minha obrigação que Deus vos ajude e que faça vcs enxerga a verdade

    ResponderExcluir
  8. Acredito que todos vocês deveriam cumprir o ide de Jesus, porque os dias são maus e de densas trevas, não estou mais tão preocupada com este excesso de intelectualidade e espiritualidade, pois tudo que é em demasia torna-se uma obsessão.
    Na atualidade o inimigo de nossas almas (Satanás), está se divertindo com toda esta parafernalha que vocês irmãos blogueiros e oposição ficam armando uns contra os outros, falo na autoridade do Espírito Santo. Quero deixar bem claro que não concordo com ambas as partes, pois como disseram anteriormente e está escrito na palavra : "é míster que aja o escândalo mas ai daquele por quem o escândalo vêm" em Ezequiel 18:4 "Todas as almas são de Deus e alma que pecar essa morrerá".
    Os dias atuais são muito conturbados, problemas de todas as espécies vêm assolando a sociedade e principalmente a família que é a base da mesma, é tempo de todos nós orarmos pelas nossas famílias e pedirmos a proteção do Todo Poderoso, evangelizarmos as pessoas que estão indo à passos largos para o Inferno e não ficarmos nos detendo à estes conflitos, se não quiserem dar os dízimos e ofertas, não deêm, só lembrem que não serão abençoados,"pois Deus não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa". O destino do dinheiro será entre eles e Deus. Precisamos também pensar em qualidade de vida e saúde mental, às vezes pensamos que somos tão intelectuais ou espirituais, e nos esquecemos que o que está prevalecendo é uma tremenda auto-estima baixa,fazendo com que o indivíduo procure os mais diversos meios, na maioria das vezes rídiculos para tentar dizer nem que seja para si mesma que é importante e que está fazendo alguma coisa de bom para a sociedade, quando o verdadeiro intuito é somente elevar sua auto-estima que se encontra fragilizada. Infelismente isto acontece muito entre os irmãos da AD e Araucária, que Deus tenha misericórdia e que procurem ajuda tanto espiritual e psicológica também, pois não se esqueçam que somos uma tricotomia (corpo, alma e espírito).
    Faço questão de dizer que sou uma mulher não sou ignorante, mas não faço questão de me julgar uma intectual de nível tão alto quanto vocês.
    Um abraço à todos e boas reflexões. Podem responder o que quiserem estou sempre aberta para novas ideias e opniões.

    ResponderExcluir
  9. Prezada irmã anônima,


    Agradecemos o seu interesse pelo nosso BLOG. Imagino que você não tenha lido todos os textos que estão postados aqui e, se leu, não o fez de maneira reflexiva. Do contrário poderia ter outra percepção.

    Mais uma vez temos que lamentar o fato das pessoas estarem se escondendo atrás do anonimato para expressar suas idéias e pensamentos, deixando que a opressão e o medo, de alguém ou de alguma coisa, seja maior do que o direito constitucional da liberdade de expressão. Todas às vezes que nos sentimos constrangidos ao ponto de recorrermos ao anonimato para falar o que pensamos é porque alguma coisa está errada, além do que, isso enseja em falta de personalidade.

    “Vale ressaltar que, quando se restringe a liberdade de um indivíduo, não somente o direito deste é atingido, mas também o de toda a comunidade de receber e debater as informações. Caracteriza-se, assim que a liberdade de expressão atinge o indivíduo e a interação da sociedade. ...Em todas as suas formas, a liberdade de expressão e um direito fundamental e intransferível, inerente a todas as pessoas, é um requisito para a existência de uma sociedade democrática” [fonte: wikipedia.org – em LIBERDADE DE EXPRESSÃO]

    Ademais, de modo geral todo seu comentário está fora de contexto, em especial a citação do texto de Ezequiel 18.4. Alguns trechos do seu comentário são puramente frutos dos devaneios de sua imaginação. Quanto ao alto nível intelectual e de espiritualidade, não temos lembrança de em momento algum ter feito essa auto-afirmação, isto é, são palavras suas.

    Acredito que a maior pregação que podemos fazer como igreja (povo de DEUS), é através do nosso bom testemunho de crente fiel e cumpridor da Palavra de Deus, pois isto é obrigação e não opção. "De tudo que se tem ouvido, a conclusão é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” [Eclesiastes 12.13]

    Esperamos não tê-la ofendido, mas o tom áspero de seu comentário não deixou alternativas. No mais agradecemos e esperamos que em outra oportunidade a senhora ou senhorita, assim como os demais anônimos, possam ser mais autênticos, se identificando (se for Maria, diga que é Maria. Se for João, diga que é João).

    Que Deus possa continuar sendo Misericordioso com todos nós.


    Edson Leite

    ResponderExcluir
  10. Amados e dignissímos irmãos, não sei se excluiram o meu comentário, mas não tenho preguiça de  escrever e comento novamente, tudo o que disse anteriormente. Não faz parte da minha personalidade ficar ofendida, pois tenho plena convicção em tudo o que digo, não sou como diz o ditado popular " Maria vai com as outras". Quanto à falta de personalidade, quero informar-lhes que todos nós temos personalidade, não tem como ser um ser humano sem personalidade. O que ocorre com frequência são alguns transtornos de personalidade, caracterizados por algumas manias, tipo paranóias querendo consertar o mundo, algo impossível. Porque se importar tanto,com a corrupção que assola a igreja, se o mundo está todo corrompido e se estes lobos vestidos de ovelha, vão ter que prestar contas à Deus por todos os males e prejuízos que têm causado à Igreja de Cristo. Meus queridos amo todos vcs, só quero vê-los muito bem, é uma ótima ideia este blog, mas que possamos seguir a paz com todos, sem dissoluções nem contendas, porque isto não nos convém.Quanto ao anonimato, não interfere em nada na interatividade, pois os direitos do cidadão também nos permitem, um exemplo disto é o voto secreto, não é por medo de ninguém pois há um Deus no céu que tudo contempla.  Um abraço à todos vocês.

    ResponderExcluir