quarta-feira, 27 de abril de 2011

OS RUMOS CAMBALEANTES DA AD NO BRASIL

“Não participarei das comemorações promovidas pela CGADB, nem das comemorações promovidas pela Igreja-Mãe. Mas aonde eu estiver, darei graças a Deus pelos pioneiros que semearam a semente, andando e chorando, para que outros, no decorrer dos anos, pudessem com alegria trazer os molhos da bendita e farta colheita. Lembrar-me-ei de muitos nomes, entre os quais pude desfrutar da amizade de alguns. Por outro lado, estarei a chorar por ver a cidade desolada, os muros destruídos, as pedras queimadas e o povo desmotivado pelos males que muitos, sem valorizar o sofrimento dos nossos pioneiros, trouxeram sobre a herança de Deus.” [Pastor Geremias do Couto sobre as comemorações do centenário da AD no Brasil]


O encontro dos pastores da CGADB, em Cuiabá, retratou – mais uma vez – muito bem a dura realidade da AD no Brasil. No ano em que completa um século de atuação em terras brasileiras a instituição é cada vez mais empurrada, pelos seus principais “líderes”, para uma posição extremamente constrangedora, isto é, os princípios basilares sintetizados nas palavras de Jesus registradas em Mateus 5.13 e 14, onde afirma que devemos ser o sal da terra e a luz do mundo, estão sendo frontalmente desrespeitados. O contexto de sal da terra e luz do mundo contempla tudo aquilo que não estamos fazendo, por exemplo: não estamos tendo comunhão com os nossos irmãos, não estamos agindo com o devido respeito com as coisas relacionadas ao Reino de Deus, etc.

Um determinado pastor comentou que viu com preocupação os acontecimentos da última AGO da CGADB. Sua preocupação foi com relação às futuras lideranças da instituição AD no Brasil, pois, viu que jovens pastores – com menos de 30 anos de idade – presenciaram tamanhas barbaridades protagonizadas por aqueles que, mais do que qualquer outros, deveriam servir de exemplos de sal da terra e luz do mundo. Os protagonistas em epígrafe são os Srs. José Wellington e Samuel Câmara, que, apesar de brigarem iguais dois cachorros vira-latas chamam um ao outro de Vossa Excelência – termo que deveria ser empregado somente para distinguir pessoas dignas de tal honra.

Pastor Geremias do Couto, em artigo de 27/04/2011 (Centenário da AD no Brasil: comemoração sombria), falando da comemoração do centenário, menciona que esta será sombria, e que “teremos é uma comemoração fragmentada, multifacetada e sem nenhuma alegria para a maioria de nossos irmãos assembleianos em virtude do momento crítico que estamos vivendo”. Em outro trecho do texto conjectura que uma unidade poderia culminar “um momento apoteótico em nossa história, que poderia, quiçá, mudar os nossos rumos cambaleantes”. No mesmo artigo pastor Geremias menciona a batalha judicial dos membros da CGADB e seu pastor presidente Jose Wellington, sobre o qual pesam graves acusações.

Vale citar que foi nos últimos 20 anos que a AD aprofundou-se no que se tornou, hoje, nesta grave crise moral e ética de perda de valores e princípios bíblicos, período que coincide com o reinado de “V. Exª.” José Wellington (o homem que afirma ser cearense criado com leite de cabra – será que com isso ele quer dizer que é mais macho do que os demais de sua espécie que não se alimentaram do leite do referido animalzinho? E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.” [Atos 10.34-35]

5 comentários:

  1. É triste de ver a forma de como nossos lideres administram a obra de Deus. Eles deveriam é se espelhar no exemplo de nossos "fundadores" e não no exemplo das "torcidas organizadas", que mais atrapalham do que ajudam os seus times.

    ResponderExcluir
  2. Lamento profundamente que os pastores Samuel Câmara e José Welington tenham chegado a esse ponto. Quem está lá não quer sair, e quem não está quer entrar. Isso tudo tem gerado partidarismo, politicagem, e quem mais se tem beneficiado com isso tudo é o inimigo. Não somos filhos da luz? Não sabemos mais o significado da palavra perdão? Olhando todos esses acontecimentos, esse apego doentio pelos cargos, fico medidanto que muitos são até bons pregadores... pena que não vivem aquilo que pregam. Que possamos continuar firmes com Jesus, o único que nunca nos decepcionará nem jamais tratará o seu rebanho como coisa insignificante e manipulável.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de saber do próprio pastor Jose Welington se o mesmo trataria com essa frieza a todos os pastores que decidessem disputar com ele o cargo de presidente da CGADB. Antes mesmo que todas essas querelas surgissem, antes que esse fedor de ovo podre fosse espalhado até mesmo na mídia, não seria mais aconselhável que os santos homens de Deus conversassem, se acertassem e se perdoassem? Não consigo ver nas atitudes do atual presidente da CGADB uma conduta de homem de Deus; basta vermos como estão se portando em relação ao centenário: aonde está a consideração com a igreja em Belém? Por que a liderança do pastor Samuel Câmara é colocada em xeque com uma "festa" realizada com uma semana de antecedência? Se até o líder do ministério de Madureira esboçou bom senso e vai participar da festa com a igreja mãe em Belém (pastoreada por Samuel Câmara), por que o nosso presidente da CGADB não pode fazer o mesmo? Ego ferido? Ego inflado? É de lamentar. É de lamentar.

    ResponderExcluir
  4. A Bíblia Sagrada nos ensina que devemos amar até mesmo os nossos inimigos. Então, eu me pergunto qual o motivo que impede que dois homens de Deus se perdoem e sirvam de exemplo à milhões de ovelhas espalhadas por isse imenso Brasil. Se José Welington e Samuel Câmara não conseguem conviver pacificamente aqui, respeitosamente deste lado do Jordão, como querem chegar do lado de lá? Ou pensam que seus cargos lhes garante uma entrada automática no céu?

    ResponderExcluir
  5. Prezados anônimos,


    Deixo para nossa reflexão o contido no capítulo 2 (dois) de II Tessalonicenses.

    "Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,

    Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.

    Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,

    O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.

    Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?

    E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.

    Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;

    E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;

    A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,

    E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.

    E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;

    Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.

    Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;

    Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.

    E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,

    Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra."

    ResponderExcluir